Avaliação - Os 5 pontos críticos que mais depreciam o carro



Quando faço uma avaliação, com frequência, direciono a minha energia para os pontos críticos do carro. Muitos avaliadores, principalmente os de concessionárias, avaliam o carro pelo ponto de vista da estética e funcionamento. Na maioria das vezes eles deixam de lado a parte estrutural do veículo e acabam precificando o carro de forma errada, para cima ou para baixo.


Ocorre que a maioria das concessionárias exigem do cliente o laudo cautelar, um meio de comprovação de que o veículo é integro e não possui problemas estruturais. Quando o laudo cautelar é aprovado, o avaliador mantém a precificação inicial, por outro lado, quando o laudo cautelar é reprovado, o valor da avaliação sofre intensa depreciação.


Tais ocorrências deixam duas certezas; a primeira tem a ver com a precificação alterada depois que foi determinado o valor do carro. A alteração de preço depois de negociado traz consequências terríveis para o relacionamento cliente-fornecedor, uma vez que o dono do carro usado já havia planejado o desembolso que faria para aquisição do seu novo carro e o concessionário também planejou a venda do seu carro baseado na negociação inicial. Quando isso ocorre três caminhos poderão trilhados: o cliente aceita a redução no valor da avaliação; o concessionário aceita pagar o que havia proposto preliminarmente ou ambos recuam e a negociação se perde. A segunda diz respeito ao fato de que o carro com laudo aprovado, poderia e deveria ser melhor precificado.


Para evitar que este evento (que é bem corriqueiro) ocorra com você, sugiro que verifique estes cinco itens antes de colocar o seu carro a venda.

  1. Longarinas dianteiras e traseiras;

  2. Painel frontal e traseiro;

  3. Luzes de sinalização (Air Bag, ABS, Injeção, etc.);

  4. Estética do veículo (Amassados, arranhões, estofamento e interior);

  5. Pneus (incluindo o estepe);

Estes são os principais indicadores de qualidade de um veículo. Quanto maior o nível de integridade deles, maior a precificação que o carro receberá. Vamos agora entender cada item e classificar a sua importância na avaliação.


LONGARINAS


As longarinas são o que