Atenção! Novo Golpe na praça.




Hoje pela manhã estávamos pesquisando carros na OLX e nos deparamos com um anúncio extremamente atraente. Tratava-se de mais um golpe orquestrado para alcançar leigos.


O GOLPE DO CARRO APREENDIDO.


O carro anunciado um Etios Sedan, extremamente comercial. Fizemos contato com o pretenso vendedor que nos contou a seguinte história:


"O meu carro foi apreendido ontem pela financeira e eu preciso tirar ele do meu nome antes que vá para leilão. Vou passar para vocês o contato do advogado do banco Safra, que está retomando o carro e ele poderá negociar com vocês a compra antes de ir para leilão. Estou muito desesperado e preciso resolver isso com urgência."


Como somos uma empresa especializada em compra de carros, é óbvio que temos instrumentos para detectar golpes. Ligamos então para o tal advogado designado pelo falso vendedor. Muito solicito, disse-nos que o carro estava lá em seu escritório e que poderíamos ver, no entanto deveríamos nos apressar , pois estaria disponível somente até as 12:00h. Ele nos informou que o processo de venda seria simples: ver o carro, pagar o boleto e levar.


Pedimos a placa do carro para consulta e o golpe começou a se materializar. A placa em questão, apesar ser do Rio de Janeiro, não constava na base do Detran. Voltamos o contato com o suposto advogado do banco Safra para obter mais informações, explicamos que precisaríamos aprofundar a consulta do carro para prosseguir com a negociação.


No momento que informamos a nossa preocupação com o cadastro e que somos especialistas em compra de carros, o tal advogado nos disse o seguinte:


"Esse carro acabou de ir para o leilão. Podemos ver outros, mas esse infelizmente já foi."


A frase do "advogado" deixou claro que tratava-se de mais um golpe. A partir daí passamos a investigar o ocorrido para compreender a dinâmica do golpe. Destacamos alguns fatores que nos chamaram a atenção, veja:


  1. O modelo do carro é atraente;

  2. O preço do carro é irresistível;

  3. A postura do vendedor parecendo desesperado, deixa a noção de que seria uma oportunidade;

  4. A figura do advogado empresta credibilidade (inclusive, utilizaram o nome do advogado do Safra mesmo);

  5. O prazo exíguo para ver e resolver a compra do carro;

  6. O processo simples (pagar um boleto e levar o carro);

  7. A recusa do advogado em nos vender o carro, depois de saber que éramos uma empresa especializada.

Os elementos acima descritos formam o cenário para que o golpista consiga persuadir a vítima. O carro atraente chama a atenção de muitos interessados, enquanto o preço irresistível é a isca que costuma prender as pessoas hipnotizadas por ganho fácil. O desespero do anunciante, contando a sua tragédia pessoal é um aspecto relevante, uma vez que comove as pessoas de coração mais sensível. Um advogado que trabalha para uma instituição de renome, neste caso a financeira, produz a sensação de segurança, uma vez que empresta credibilidade e autoridade para a negociação. Para reforçar, o vendedor golpista nos enviou a foto do suposto advogado, com a logo do banco Safra por trás dele.


A questão do prazo apertado para ver o carro fechar o negócio, merece um destaque especial. O golpista sempre cria a sensação de escassez na vítima. Eles costumam se utilizar do prazo escasso para pedir que a vítima adiante um valor para garantir a compra. No caso em questão, o golpista pediu um sinal para assegurar que o carro fosse liberado pela financeira para não ir a leilão. O processo é muito bem elaborado, eles emitem um boleto falso com a logo do banco, no entanto o beneficiário é outro.


Os golpes, de uma maneira geral, possuem as mesmas estratégias: uma oferta irresistível, por um preço muito barato e com o prazo para decidir muito curto. Essa tríade é extremamente perigosa e precisa ser observada quando realizar compra de automóvel.


Todos os meses nos deparamos com os mais diversos tipos de golpes, sendo o mais comum o do boleto bancário.


Pedimos que fique e não se empolgue com promessas fantásticas.


Se precisar de ajuda para comprar um carro usado nas plataformas digitais pode nos chamar. Somos especialistas em compras e será um prazer auxiliar nesta jornada.


Um abraço!

Robison Lopo



64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo